O que terceirizar?

Certamente, um dos grandes desconfortos dos dirigentes e das lideranças das empresas é o risco existente no aspecto trabalhista da terceirização. Exemplificamos.

Aqui, na Albieri e Associados, contratamos uma empresa de limpeza e, consequentemente, terceirizamos esta atividade. Esta empresa, por motivos de dificuldades financeiras, não honrou o salário e alguns benefícios de seu funcionário que, ao ser desligado, acionou a justiça trabalhista.

Para não me estender nos pormenores, fomos condenados pelo Juiz a pagar, além dos salários atrasados, alguns benefícios ao profissional. É lamentável e revoltante, para quem passa por este tipo de situação, que a lógica da justiça seja penalizar quem estava terceirizando o serviço e, diga-se de passagem, pagando todas as contas em dia.

Este cenário que, surpreendentemente, é comum coloca um tempero adicional aos processos de contratações de serviços terceirizados, cuja regulamentação deve melhorar bastante com a reforma trabalhista.

Resumidamente, o Projeto de Lei estabelece alguns pontos interessantes, que enumeramos abaixo:

Para finalizar estes breves comentários relativos aos aspectos trabalhistas, comentamos 3 pontos que consideramos importantes para que os contratantes de serviços terceirizados possam ter mais tranquilidade e segurança no processo:

Pois bem.

Superados estes breves comentários acerca dos aspectos trabalhistas gostaríamos de elencar alguns pontos relativos às mais modernas tendências que temos visto em grandes empresas no quesito terceirização de atividades, para responder nossa pergunta inicial: O que terceirizar?

Atividades transacionais

Conhecidas como aquelas atividades que têm a relação entre o número de horas gastas para sua realização muito superior ao resultado tangível que geram, estas rotinas são ótimos pontos de partida para que as empresas possam economizar tempo de gestão (que são horas caras) com atividades que são pouco estratégicas para o negócio.

Neste ponto vale-nos comentar que não há a menor relação entre a importância da atividade para o processo de negócio e sua classificação como transacional. Costumamos dar o exemplo do serviço de limpeza de um escritório de advocacia. A atividade não agrega valor ao negócio em si, mas ficar sem a mesma pode representar um enorme transtorno.

Dito isto, algumas atividades clássicas dentro da área fiscal, contábil e financeira como (i) lançamento de notas fiscais (recebimento fiscal, comercial e físico), (ii) conciliação contábil em sua rotina de cruzamento de informações, anteriormente às análises, ajustes e identificação da causa raiz das diferenças, (iii) preenchimento de obrigações acessórias fiscais (etapa antes das análises e conferências), (iv) consolidação de relatórios (não suas análises e tomadas de decisão), (v) inventários de estoque, e inúmeras outras ocorrências, podem facilmente representar um ganho de tempo e dinheiro quando devidamente terceirizadas.

Atividades sazonais e/ou pontuais

Via de regra, o dimensionamento dos departamentos de back-office é feito para suportar as demandas normais de cada setor, mas que são prejudicadas pelas ocorrências pontuais. Você já tentou ligar para alguém na virada do ano? Se sim, você sentiu a dificuldade de falar com alguém pelo celular à meia noite do dia 31 de dezembro. Isto ocorre porque as redes são dimensionadas para uma demanda diária classificada como normal e as exceções ficam, realmente, prejudicadas.

Desta forma, ter no orçamento do departamento recursos para estes momentos faz realmente a diferença: não prejudica a qualidade de vida da equipe com horas extras intermináveis, agiliza o tempo de resposta a situações emergenciais e deixa o setor com alternativas rápidas para solução de problemas.

Ter prestadores de serviço pré-selecionados, contratos guarda-chuva já assinados e profissionais previamente conhecedores da empresa e das atividades a serem desempenhadas são ótimas dicas para estes momentos de pico e emergenciais.

Projetos especiais

Diversos projetos especiais e estratégicos para a empresa são realizados ao longo de cada exercício e, muitas vezes, estão ocorrendo pela primeira vez em anos. Alguns exemplos como implantação e modernização de ERP’s, abertura de novas fábricas, início de novos negócios para a empresa entre outros são casos típicos. Neste sentido, poder contar com terceiros que já passaram por estas experiências em outras empresas, setores e cenários pode representar um grande diferencial para o projeto.

De forma resumida, nossa recomendação com base nas tendências atuais, é simples: terceirize o que é transacional, tenha em seus planos empresas que possam te socorrer em momentos difíceis, conte com a experiência de quem já passou por situações semelhantes e mantenha o conhecimento estratégico dentro de sua equipe.

No próximo artigo, você vai ser

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