Como terceirizar?

 Como terceirizar atividades gerando o menor impacto possível nas rotinas já em andamento?

Nos artigos “Por que terceirizar?” e “O que terceirizar?“, sobre o tema terceirização expusemos tópicos voltados à explicação das vantagens de uma boa cultura de terceirização, de que atividades são mais vantajosas quando alocadas nas mãos de terceiros e alguns aspectos trabalhistas.

Muito bem.

Superados estes questionamentos mais comuns acerca dos processos de terceirização e uma vez decidida a estratégia de utilizar terceiros nas rotinas internas de sua empresa, que nos parece a tendência mais moderna da administração de departamentos contábeis, fiscais e financeiros, entendemos que o próximo passo relevante refere-se a como dar início à terceirização de atividades sem que esta transição gere impactos nas rotinas já em andamento.

Sendo assim, iremos elencar abaixo alguns passos para que todo o desenvolvimento se desenrole da melhor forma possível, segundo nossa experiência adquirida ao longo dos últimos anos e após inúmeras implantações de terceirização de atividades.

Passo 1: Tenha claro o que será terceirizado e o que deve ficar com os colaboradores internos

Em nossa segunda matéria sobre terceirização focamos especificamente em comentar este tema e, para não sermos redundantes, resumimos como sendo o seguinte:

Utilize terceiros em projetos especiais, como implantação de softwares e sistemas, lançamento de um novo negócio na empresa que necessitará de uma equipe focada no projeto por alguns meses, entre outras necessidades que estão fora do normalmente planejado pela equipe. Para mais detalhes, confirma o artigo “O que terceirizar?“.

Passo 2: realize um mapeamento detalhado das atividades que serão terceirizadas

Após selecionadas as atividades que serão realizadas por profissionais terceiros, faz-se necessário realizar um mapeamento detalhado de como estas atividades são desempenhadas atualmente (“as-is”).

Este mapeamento deve, necessariamente, ter três componentes principais, que listamos abaixo:

É muito importante ressaltar que cada “caixinha” desenhada no fluxo deve conter uma ação, que será posteriormente detalhada em documento à parte. Para ficar mais didático, basta associar que cada caixa deve conter um verbo, indicando uma atividade (ação) desempenhada. Segue um exemplo de fluxo abaixo:

exemplo fluxograma

 

O manual ou desk-procedure tem o intuito de explicar de forma minuciosa as rotinas operacionais e as particularidades do trabalho a ser feito, como usuários e senhas de sistemas, para quem enviar as informações após a atividade ser realizada, como e porque cada tela de um sistema deve ser preenchida, eventuais particularidades encontradas etc.

Feitos os mapeamentos, elencamos abaixo os próximos passos para a implantação efetiva da terceirização:

  1. Atividade rotineira e não sazonal: Uma semana, sendo 2 dias com o profissional que irá entregar a atividade realizando-a e explicando-a para quem irá assumir e mais 3 dias com quem irá assumir realizando-a e sanando as dúvidas com o que irá deixar a função.
  2. Atividade rotineira, mas sazonal (exemplo – fechamento): 35 dias, com início 5 dias antes do fechamento. Nestes primeiros 5 dias há a simulação de um fechamento com o profissional que irá assumir as rotinas. Daí ocorre o fechamento real que será realizado pelo profissional já o desempenha e 30 dias depois o profissional que irá assumir as atividades realiza o fechamento real, acompanhado pelo que irá deixar a posição.

Para fecharmos, vale comentar que o processo de terceirização pode trazer, como vimos acima, além das vantagens já comentadas nas outras duas matérias, a oportunidade de revisitarmos as atividades que serão realizadas por terceiros, melhorando-as e gerando valor para o negócio, quer seja em maior qualidade nas atividades que serão terceirizadas, quer seja em economia para a corporação.

 

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